Os prefeitos e deputados presentes na solenidade foram os primeiros a receberem o material o catálogo impresso e que também existe na versão eletrônica, em CD. Compareceram os prefeitos de Prudente, Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB); de Rosana, Aparecida Dias Batista de Oliveira (PMN); de Iepê, Francisco Célio de Melo (PT); de Santo Expedito, Alberto Florentino de Oliveira (PSDB); de Martinópolis, Waldemir Caetano de Souza (PSDB); José Ademir Infante Gutierrez (DEM); de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo (PSDB), de Junqueirópolis, Osmar Pinato (PSDB)e de Panorama José Milanez Junior (PSDB). Araújo é presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e Pinato da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), entidades que apóiam o projeto Oeste Rios juntamente com o Convention & Visortors Bureau Oeste Paulista, presidido pelo empresário Ricardo Anderson Ribeiro. Prestigiaram o evento os deputados estaduais Ed Thomas (PSB) e Mauro Bragato (PSDB), enquanto o deputado federal Talmir Rodrigues (PV) se fez representar com as informações das destinações de R$ 200 mil para o Oeste Rios no orçamento de 2010 da União e da criação da Confederação Nacional do Turismo no decorrer do ano passado, sendo que até o turismo estava atrelado à Confederação Nacional do Comércio. O Município de Rosana que já é visitado por turistas de todo o Brasil, agora poderá ser divulgado em mais cidades e até outros países já que suas belezas naturais são tão admiradas por outros municípios. Visitar Rosana e a cidade de Primavera que faz parte do Município trará aos turistas momentos de lazer inesquecíveis, Rosana fica a 780 km da capital paulista e a 197 de Presidente Prudente. Segundo o Censo 2007, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de Rosana é de 19.955 habitantes. Emancipada em 1990, Rosana é limitada ao norte pelo rio Paraná, ao sul pelo rio Paranapanema, a leste pelo córrego de Guaná e Ribeirão Grande e a oeste pela confluência dos rios Paraná e Paranapanema, ponto de grande atração turística do município. A cidade possui duas usinas hidrelétricas, que movimentam a economia local: a usina de Rosana, em funcionamento e a de Primavera, em fase final de construção, com Eclusa que possibilita o transporte fluvial e futuramente ligará o município ao MERCOSUL. Desde agosto de 2003, Rosana conta com uma unidade diferenciada da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), onde foi implantando o curso de Turismo com Ênfase em Meio-Ambiente.
Clima
Classificado como Tropical e Subtropical, o clima de Rosana é marcado por forte calor e chuvas nos meses de verão. A temperatura média anual é de 23º Celsius. Visitado por turistas do Brasil inteiro, Rosana se destaca no turismo de pesca e de esportes radicais e também pela sua gastronomia, já que não existe lugar melhor para se apreciar um bom peixe, por isso Rosana se destaca como O MAIS BELO MUNICIPIO DO PONTAL.
Conhecida por suas belezas naturais e a hospitalidade de seu povo, um dos seus atrativos principais é o Balneário Municipal que além de encantar por sua beleza é palco dos grandes shows e festividades do Município.
Confira todas as fotos do Lançamento. |